sábado, 3 de julho de 2010

Enem obrigatório para candidatos ao vestibular da UFRJ

Por Marcela Sorosini

Os interessados no vestibular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) precisam se inscrever no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2010. Os interessados nos cursos da universidade poderão obter mais informações sobre o vestibular da UFRJ na divulgação do Edital, prevista para 1 de setembro. A inscrição no Enem 2010 vai até o dia 9 de julho, no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/inscricao.

O Conselho Universitário da UFRJ avaliará uma proposta que destina 50% das vagas de cada curso da universidade para candidatos selecionados pelo Enem, por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), do Ministério da Educação (MEC). Dessas vagas, 20% seriam destinadas a candidatos cuja renda familiar per capita não exceda um salário mínimo, ou seja 10% do total de vagas de cada curso. A outra metade das vagas da UFRJ será preenchida pelo concurso próprio da universidade. Não serão cobradas as inscrições para nenhum dos processos seletivos.

Mesmo com o acesso diferenciado, a evasão universitária de estudantes de baixa renda é muito elevada. Estão sendo estudadas diferentes soluções. Pela proposta, a UFRJ oferecerá 1.000 bolsas, na modalidade acesso e permanência, para alunos de baixa renda. Serão 600 para o primeiro semestre e 400 para o segundo. A instituição também distribuirá 1.000 bilhetes únicos, para esses mesmos alunos, com o objetivo de diminuir ou isentar o gasto com meios de transportes. Além disso, serão disponibilizados 1.000 netbooks para os selecionados pelo critério de renda familiar per capita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário