domingo, 4 de julho de 2010

Escolha sua carreira: Biotecnologia

Por Manoela Mayrink

A biotecnologia é a aplicação de conhecimentos químicos e biológicos e de novas tecnologias nas áreas da saúde, de alimentos, química e ambiental. Esta é uma área ampla e promissora do mercado de trabalho e pelo menos 12 universidades brasileiras tem graduação específica nesta profissão.

O profissional de biotecnologia (biotecnólogo ou engenheiro em biotecnologia e bioprocessos) entende de biologia, química, física, estatística e informática. Ele pode trabalhar nos setores agrícola e industrial e nas áreas de saúde e meio ambiente.

De acordo com a Associação Brasileira de Biotecnologia (Abrabi), o salário inicial deste profissional pode variar de R$ 2.500 a R$ 4.000. O profissional que, além de estudos, desenvolva produtos, pode aumentar o salário médio. As graduações na área são relativamente novas no Brasil e, por isso, há grande demanda por profissionais da área.

O curso pode variar de nome. Na UFRJ, por exemplo, se chama Engenharia de Bioprocessos. O currículo, porém, é basicamente o mesmo, com boa base de matemática, física, química, estatística e informática. Isso sem falar das disciplinas mais específicas, como biotecnologia vegetal, biossegurança, etc. O curso tem uma duração média de quatro a cinco anos.

Os estudantes de biotecnologia vão poder trabalhar nas seguintes áreas: agronegócios; alimentos e bebidas; meio ambiente e; saúde.

O site G1 traz depoimentos de profissionais da área, que contam um pouco sobre o que é ser biotecnólogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário