segunda-feira, 5 de julho de 2010

Dicas de redação

Por Marcela Sorosini

A redação é muito valorizada na nota dos vestibulares e do Enem. Essa importância da habilidade da escrita mostra o perfil do aluno desejado pelas universidades. Muitos vestibulares escolhem a dissertação para suas redações, pois é o tipo de texto em que a capacidade argumentativa e de reflexão do candidato ficam claras.

Os editoriais dos jornais são boas fontes de inspiração, pois são textos dissertativos, sobre temas atuais. Mas não leia apenas os editoriais, faça da leitura de jornais e revistas um hábito. Quem quer escrever bem precisa estar bem informado. Além disso, os temas sociais e atuais predominam como os principais assuntos das redações do Enem e dos diversos vestibulares do país nos últimos anos. A leitura também ajuda a aumentar o vocabulário.

Enquanto você lê a proposta da redação, pense no que você quer dizer e escreva os principais tópicos para não esquecer dessas ideias iniciais no desenvolvimento do texto. Ao escrever sua redação, procure ser direto na construção das sentenças. Corte o excesso de palavras e use a voz ativa, no lugar da voz passiva. Evite termos estrangeiros, jargões e clichês. Não use gírias, elas não fazem parte da norma culta da Língua Portuguesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário