quinta-feira, 1 de julho de 2010

Escolha sua carreira: Administração

Por Manoela Mayrink

O curso de Administração é o que tem mais alunos no país. O número de alunos é cerca de 10 vezes maior do que os de matriculados em Medicina, de acordo com dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão que pertence ao Ministério da Educação. O Censo da Educação Superior de 2007 mostra que são 798,7 mil matrículas em todo o país.

O administrador, profissional da área de Administração, pode trabalhar nos mais variados departamentos de uma organização ou empresa. As principais áreas são finanças, marketing, mercadologia, recursos humanos, orçamento, relações industriais, administração de material e de produção e organização e métodos e programas de trabalho. O curso universitário dura, em geral, quatro anos.

O graduado costuma ter que disputar vaga nas empresas com pessoas de outras áreas que fazem especialização ou MBA em Administração, Gestão ou Negócios. Para se dar bem nas disputas por vaga, é bom lembrar que qualificação nunca é demais. É muito importante que se faça cursos de especialização e pós-graduação na área. Manter-se atualizado é de extrema importância. De acordo com dados do Conselho Federal de Administração (CFA) a renda média mensal de um administrador de empresa fica em torno de aproximadamente R$ 4.025.

No site do Guia do Estudante você pode ver o programa Na Real, em que um profissional da área de Administração conta um pouco sobre o curso, o dia a dia da profissão e o que é necessário para seguir bem na carreira.

Áreas da Administração:
Administração de empresas; administração esportiva; administração financeira; administração hoteleira; administração hospitalar; administração de produção; administração pública; administração de recursos humanos; administração rural; administração do terceiro setor; auditoria; comércio exterior; controladoria; empreendedorismo; gestão ambiental; gestão de qualidade; logística; marketing; peritagem; sistemas de informação.


Mais informações sobre cursos, fique de olho nos sites do Guia do Estudante e no G1 Educação. Tem ótimas dicas e informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário