domingo, 27 de junho de 2010

Enem 2010: abertas as inscrições


Por Marcos Oliveira
 
Os interessados em fazer o Enem 2010 têm até o dia 09 de julho para se inscrever no site www.enem.inep.gov.br. Os candidatos precisarão informar o próprio número de CPF, não sendo aceitos os documentos dos pais ou responsáveis, mesmo que o estudante seja menor de idade. 

A taxa de inscrição é de R$ 35, como no ano passado. Os alunos oriundos de escola pública e estudantes que se declararem carentes estão isentos do pagamento. A declaração de carência é disponibilizada no momento da inscrição.

O exame está marcado para os dias 6 e 7 de novembro. No sábado, os estudantes terão cinco horas para responder às 90 questões de múltipla escolha das áreas de ciências humanas e da natureza. Serão 45 testes de cada uma delas. Já no domingo, será a vez das 90 questões de matemática e linguagens e da redação. Por ser uma tarefa maior, os candidatos terão cinco horas e meia para terminar as provas.

O segundo dia de exame tem a maior novidade do Enem deste ano: a inclusão da prova de língua estrangeira, inglês ou espanhol, sendo que é o candidato que escolhe qual quer fazer. As questões estarão na prova de Linguagens, que não sofrerá aumento no número de perguntas.

A nota do Enem pode ser usada pelos estudantes para se candidatar a uma vaga em universidades públicas ou privadas. Nas públicas, o exame pode ser utilizado como primeira fase, combinado com o vestibular da instituição ou como fase única, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário