Por Marcela Sorosini
Em 2001 um grupo de amigos criou o Curso Motivação, sem o apoio ou vínculo com qualquer instituição, como igrejas ou partidos políticos. O objetivo era ajudar a quem não pode pagar por um pré-vestibular privado. O curso, que completa nove anos no próximo dia 16 de julho, continua com um clima de amizade entre alunos, professores e coordenadores. Entretanto, é muito organizado e atende aos seus 50 alunos de segunda-feira a sexta-feira, das 18h às 22h.
Vídeo de divulgação do Curso Motivação. Para assistir a outros vídeos, acesse: http://curso-motivacao-videos.blogspot.com/
Vídeo de divulgação do Curso Motivação. Para assistir a outros vídeos, acesse: http://curso-motivacao-videos.blogspot.com/
Para se inscrever no curso, é necessário ter concluido ou estar concluindo o Ensino Médio. O processo seletivo ocorre no início de cada ano e o valor da taxa de inscrição é de R$5. Os candidatos passam por uma avaliação socioeconômica e realizam uma prova objetiva, com questões de todas as disciplinas. Além disso, elaboram uma redação e passam por uma entrevista. São 50 vagas, mas quem não for chamado não precisa desanimar, pois há uma lista de espera. Os aprovados, para efetuarem a matrícula, contribuem com R$30, único valor cobrado do aluno pelo ano inteiro de estudo.
Não há aulas vagas ou tempo livre. Um dos coordenadores e professor de redação, Tiago Araújo de Oliveira, explica a razão. “Se o aluno se matricula é porque está querendo estudar. Temos estudantes que vêm de Itaboraí para terem aula. Não é justo com eles, nem mesmo com quem mora aqui no lado, que cheguem aqui e não tenham aula. Existe comprometimento tanto da parte dos alunos, quanto dos professores. Quando, por algum motivo, um professor não pode vir, tratamos de colocar um substituto naquela disciplina”, ressalta o coordenador.
Para ser voluntário do Curso Motivação, é necessário passar por uma entrevista com os coordenadores e ministrar uma aula-teste de cerca de 30 minutos sobre um assunto sorteado da disciplina de interesse. Os voluntários podem se inscrever durante todo o ano e são chamados de acordo com as necessidades do curso.
Os voluntários não recebem nenhuma bonificação. “Para ser professor aqui é preciso muito amor e estar realmente com interesse em dar aula”, afirma o coordenador do curso. Atualmente, o Curso Motivação conta com três coordenadores e 18 professores. Todos estes são alunos ou ex-alunos de universidades públicas.
Muitas vezes, ao passarem para a faculdade, os ex-alunos resolvem prolongar o vínculo com o Curso Motivação como voluntários. Esse é o caso de Willian Ribeiro Ramos, ex-aluno e ex-coordenador. “O ambiente daqui é maravilhoso, como aluno fui muito bem acolhido. Ao passar para Arquitetura na UFF, optei por retribuir e fui um dos coordenadores, por três anos. Tive que parar por não poder conciliar com o final da faculdade. O Curso Motivação procura suprir a ausência do Estado e é muito importante para os seus alunos”, garante Willian.
O número de aprovados é um dos grandes orgulhos da coordenação. No final do ano passado, 25 alunos frequentavam as aulas. Desses, 18 passaram para universidades públicas e a maioria para mais de uma instituição. “Último dia de aula aqui é uma choradeira só. Os alunos chorando de emoção porque passaram para a faculdade e, com um pouquinho de tristeza, por pararem de ver todo mundo, diariamente”, diz o coordenador Tiago.
O Curso Motivação fica na sala 12 do Prédio da Física Velha, no Campus do Valonguinho da UFF, na Rua Visconde do Rio Branco, 47, no centro de Niterói. Para mais informações, acesse o blog: http://www.curso-motivacao.blogspot.com/