domingo, 18 de julho de 2010

Biologia: AIDS

 Por Manoela Mayrink

Os assuntos da atualidade são muito perguntados nas provas de vestibular, associados a conteúdos vistos em sala de aula. Por isso, é sempre bom estar atento. No post de hoje vamos falar um pouco sobre a AIDS, que pode cair em redações, questões de biologia, etc.

A AIDS é uma das doenças que mais assusta o mundo, principalmente pelo fato de ainda não ter cura. Não há remédio e nem vacina que possa impedir o contágio. A sigla significa Acquired Immune-Deficiency Syndrome, que no português é “síndrome da imunodeficiência adquirida”. Com esta doença, o organismo vai perdendo a capacidade de se defender de agentes infecciosos. 

O vírus causador da AIDS é o HIV, Human Immunodeficiency Vírus, que em português significa “vírus da imunodeficiência humana”. Os alvos do vírus são os linfócitos T auxiliadores, que fazem parte do sistema imunológico (aquele que a gente vê nas aulas, os soldados de defesa do nosso corpo). Os principais sintomas da doença são, inicialmente, febre, perda de peso e aparecimento de gânglios inchados (ínguas); dores nas articulações, músculos e garganta; mal-estar geral e aparecimento de manchas vermelhas no corpo. Eles demonstram que o vírus está agindo no sistema de defesa, deixando o paciente mais vulnerável. 

Os primeiros registros de casos da doença foram feitos em 1981, nos EUA. No Brasil, os primeiros casos foram diagnosticados em 1982 e revelados em 1983. Análises do plasma sangüíneo estocado revelaram que a ida do vírus para os EUA e Europa teria ocorrido através de emigrantes africanos nas décadas de 60 e 70.

A AIDS sempre foi ligada a muito preconceito, fato que, infelizmente, acontece até hoje. No início, ela foi diretamente ligada ao homossexualismo. Atualmente, sabe-se que ela pode afetar qualquer pessoa, principalmente pelo sexo sem proteção. Até poucos anos atrás, a maioria dos infectados era de homens (talvez por isso a ligação com o homossexualismo). Hoje o número de casos da doença em ambos os sexos é praticamente o mesmo.

O vídeo abaixo traz depoimentos de pessoas infectadas, mostrando que o preconceito ainda é um problema, mas que é possível ser feliz mesmo com a doença. Ele é parte do documentário “História de todos nós”, do Ministério da Saúde.


Com o aumento de heterossexuais infectados, surge também o problema das mães com a doença. Elas podem transmitir o vírus aos seus filhos na hora do parto ou através da amamentação. E é bom ficar atento de que não é só pelo ato sexual que se pode adquirir a doença. O uso de drogas injetáveis, por exemplo, é um grande disseminador do vírus. A transfusão de sangue também é outra possível forma de transmissão do vírus, embora menos comum. 

A prevenção é simples. O uso de preservativos nas relações sexuais é essencial. Também se deve estar atento para que as seringas e materiais cirúrgicos porventura usados sejam descartáveis ou esterilizados. Ainda deve ser feito um controle rígido sobre os doadores de sangue e órgãos. 

Para mais informações sobre estes e outros assuntos do vestibular, deixo duas dicas: os sites Mundo Vestibular e Uol Educação.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

UFRJ terá curso de Gastronomia

Por Marcela Sorosini

A Universidade Federal do Rio de Janeiro só deve divulgar todas as carreiras que oferecerá no seu vestibular entre o início de agosto e o final de setembro, época prevista para a divulgação do seu edital. Mas uma coisa é certa : o curso de bacharelado em Gastronomia estará entre as opções de carreira, com 20 vagas. Os alunos terão aulas à tarde e à noite e o curso começará no segundo semestre de 2011, na Cidade Universitária, na Ilha do Funa Ilha do dade Universitária e de 2011, na Cidade Universitndão. Proposta pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC), a qualificação será baseada em três eixos temáticos: Saúde e Hospitalidade, Ciência dos Alimentos e Gestão de Serviços. A UFRJ é a primeira universidade pública do Rio de Janeiro a oferecer esta graduação, e a quarta no Brasil. As federais da Bahia, Ceará e Pernambuco já formam profissionais de Gastronomia.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Português: Gênero dos Substantivos

Por Manoela Mayrink

Hoje vamos mostrar um resumão sobre o gênero dos substantivos. É pra não restar nenhuma dúvida!

Na língua portuguesa há dois gêneros: o masculino e o feminino. O primero admite o artigo "o" e o segundo, o artigo "a".

O Substantivo Biforme é aquele que apresenta uma forma para o masculino e outra para o feminino. Ex: menino/menina; pintor/pintora; cão/cadela; compadre/comadre; pai/mãe.

O Substantivo Uniforme é o que apresenta uma só forma, tanto para o masculino para o feminino.  Eles podem ser:
Comum de dois - existe uma só forma para designar os dois gêneros. Pra se saber se é masculino ou feminino, deve-se ficar atento à outra palavra que modifique o substantivo. Ex: o dentista/a dentista; um jovem/uma jovem.
Sobrecomum - Só tem um gênero, apesar de designar seres de ambos os sexos. A identificação do sexo é feita pelo contexto. Ex: a criança; o indivíduo.
Epiceno - É aquele que apresenta um só gênero para designar o nome de certos animais. Para identificar o sexo, são usadas as palavras macho e fêmea. Ex: o jacaré macho/o jacaré fêmea; a mosca macho/a mosca fêmea.

Fiquem de olho no Português, galera!
E até o próximo post!

Veja se você se classificou para os novos cursos da UFRJ

Por Manoela Mayrink

Como já tínhamos dito no post "UFRJ: 100 novas vagas para cursos noturnos em 2010", a UFRJ abriu neste ano 50 novas vagas para os cursos de farmácia, 30 para engenharia química e 20 para química industrial. Ontem, 13 de julho, foi divulgada a lista dos candidatos classificados para o concurso de acesso a estes novos cursos.

A lista de aprovados pode ser encontrada no site www.acessograduacao.ufrj.br. Os alunos que se classificaram fizeram a prova em janeiro, mas não obtiveram pontuação suficiente para ocupar as vagas já existentes. Não houve um novo processo seletivo para o preenchimento das novas vagas.

As pré-matrículas desses estudantes serão realizadas na Cidade Universitária, na Ilha do Fundão, no dia 15 de julho, das 14h às 17h. Mais informações podem ser obtidas na Divisão de Registro de Estudantes, pelos telefones (21) 2598-9473, 2598-9501 e 2598-9503.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

SiSu: matricula dos selecionados na 3ª lista começou hoje

Por Manoela Mayrink

Se você foi selecionado na terceira fase de convocações do SiSu, o Sistema de Seleção Unificada, é bom ficar de olho. As matriculas para aqueles que estavam na lista divulgada na última quinta-feira (8), começaram hoje mas já acabam amanhã (13)!!! Elas devem ser feitas nas instituições de ensino superior escolhidas.

Os candidatos que não foram escolhidos nesta convocação tem até o dia 14 de julho pra confirmar que ainda tem interesse em fazer parte de uma lista de espera. Ela vai poder ser usada pelas instituições para futuros chamados. A divulgação desta lista vai ser feita no dia 19 de julho.


Mais informações no site do SiSu, ou pelo telefone 0800 616161.

sábado, 10 de julho de 2010

Ainda dá tempo de se inscrever para o Enem 2010

Por Manoela Mayrink

As inscrições para o Enem 2010 foram prorrogadas. Agora os candidatos tem até o dia 16 de julho, próxima sexta-feira para se inscrever.

O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) decidiu pela prorrogação para atender os pedidos dos governadores de Pernambuco, Eduardo Campos, e de Alagoas, Teotônio Villela. Eles estavam preocupados que as chuvas ocorridas na localidade afetassem de alguma forma as inscrições de seus estudantes.

As datas da aplicação da prova permanece a mesma: 6 e 7 de novembro. As inscrições custam R$35 e os alunos de escolas públicas são isentos.

Para se inscrever entre no site http://www.enem.inep.gov.br/

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Fique de olho na segunda chamada do ProUni


Por Manoela Mayrink
O Ministério da Educação divulgou hoje a lista da segunda chamada dos aprovados no ProUni. É só entrar no site do Programa Universidade para Todos e informar o seu número de inscrição no ENEM e o do CPF. Os candidatos poderão confirmar seus dados a partir desta quinta-feira (8) e tem até o dia 16 de julho.
Se você não foi convocado desta vez, ainda terá outras oportunidades. Fique de olho nas próximas chamadas! Caso ainda restem bolsas, estas chamadas serão feitas em 21 de julho (3ª chamada), 29 de julho (4ª chamada), 5 de agosto (5ª chamada) e 12 de agosto (6ª chamada).
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-616161.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Os campões do vestibular

Por Maira Renou e Marcela Sorosini

Sempre vale a pena se esforçar. Veja nesta matéria do Fantástico encontrada no YouTube:



E atenção!! As inscrições para o Segundo Exame de Qualificação do Vestibular
Estadual 2011 estão abertas. É possível se inscrever somente pela
internet, no site da Uerj até o dia 29 de
julho. O valor da taxa de inscrição é de R$41,00, como no Primeiro
Exame. A taxa deve ser paga até 2 de agosto em qualquer agência
bancária.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Dicas de redação

Por Marcela Sorosini

A redação é muito valorizada na nota dos vestibulares e do Enem. Essa importância da habilidade da escrita mostra o perfil do aluno desejado pelas universidades. Muitos vestibulares escolhem a dissertação para suas redações, pois é o tipo de texto em que a capacidade argumentativa e de reflexão do candidato ficam claras.

Os editoriais dos jornais são boas fontes de inspiração, pois são textos dissertativos, sobre temas atuais. Mas não leia apenas os editoriais, faça da leitura de jornais e revistas um hábito. Quem quer escrever bem precisa estar bem informado. Além disso, os temas sociais e atuais predominam como os principais assuntos das redações do Enem e dos diversos vestibulares do país nos últimos anos. A leitura também ajuda a aumentar o vocabulário.

Enquanto você lê a proposta da redação, pense no que você quer dizer e escreva os principais tópicos para não esquecer dessas ideias iniciais no desenvolvimento do texto. Ao escrever sua redação, procure ser direto na construção das sentenças. Corte o excesso de palavras e use a voz ativa, no lugar da voz passiva. Evite termos estrangeiros, jargões e clichês. Não use gírias, elas não fazem parte da norma culta da Língua Portuguesa.

Canção do Vestibulando

Por Maira Renou

E o You Tube pode trazer coisas bem engraçadas.
Pra descontrair um pouco dos estudos, lá vai a Canção do Vestibulando: